terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Culpa é das Estrelas - John Green


Título em inglês: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Editora: Intrinseca
Páginas: 288
Ano: 2012 

Sinopse OficialHazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. 

"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."
Hazel Grace

Bem, após alguns meses sem escrever aqui, volto com essa ótima recomendação pra vocês. Um livro comovente que conta a história de dois jovens, que durante a batalha contra o câncer, se conhecem, apaixonam-se e vivem uma linda relação de amor. Trata-se de um relacionamento intenso, real, sincero, sem muitas piegas, mas com muitos flertes e companheirismo.

Hazel Grace é uma jovem de 16 anos, extremamente inteligente, bonita, forte, bondosa, determinada e que sofre de câncer de tireóide evoluído para metástase dos pulmões, sendo este o motivo que a faz  andar sempre acompanhada de um cilindro de oxigênio.  É uma menina espirituosa, a qual embora saiba que o seu caso não há mais chances de cura, consegue lidar muito bem com a morte, nos fazendo rir em muitos momentos com seu jeito sarcástico.

O grande amor de Hazel, Augustus Waters, é um garoto de 17 anos, bonito, atlético, bem humorado, adepto a metáforas, também muito determinado e que está há mais de um ano sem sinais de câncer. Ele teve parte de sua perna amputada após ser diagnosticado com osteossarcoma, um tipo de câncer que afeta os ossos.

"É uma metáfora. Tipo: você coloca a coisa que mata entre os dentes, mas não dá a ela o poder de completar o serviço."
Augustus Waters


Diagnosticada com depressão, Hazel Grace é orientada pelo seu médico a frenquentar uma vez por semana o Grupo de Apoio à Crianças com Câncer, por não sair mais da casa e passar horas em cima da cama. É em uma dessas idas de Hazel ao grupo, que os dois se conhecem. Convidado pelo amigo Isaac para participar da reunião, Augustus, se impressiona com a semelhança de Hazel com sua ex-namorada, já falecida por conta de um câncer. - Sim, eu sei. Se você já enjoou dessa palavra aqui, te adianto que no livro tem muito mais. Pessoas hipocondríacas, como eu, vão passar noites em claro achando que tem pelo menos um dos mais variados tipos de câncer citados no livro.

A atração entre eles é imediata. Gus fica totalmente fascinado por Hazel e não querendo perder tempo, ele logo a convida pra assistir um filme na sua casa, já no mesmo dia em que se conhecem. Também encantada com esse menino e seguindo os conselhos da mãe em conhecer outras pessoas, ela aceita. O clima é de paquera até metade do livro, sendo realmente intensificado quando os protagonistas viajam para Amsterdã na tentativa de realizar um dos desejos de Hazel: desvendar o que acontece com os personagens do seu livro favorito "Uma Aflição Imperial", uma vez que o livro não tem um final propriamente dito.

A história é linda, encantadora e de uma sensibilidade única. Nos mostra que o amor não tem idade, não tem um tempo determinado e nem preconceito. É possível viver uma linda história de amor em dias, meses, com uma doença terminal.. Por que não? O livro traz diversas mensagens nas entrelinhas, que nos fazem refletir de verdade em muitos momentos.

"Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso." 
Hazel Grace

Confesso que eu dei uma pausa na leitura por um tempo porque queria muito adiar o final. Ainda não estava preparada psicologicamente pra uma tragédia, mesmo que o livro adote algumas formas de ir nos preparando aos poucos. Com tanta gente doente, com certeza haveria uma notícia triste pra me desastabilizar até lá. Mas isso vocês só vão saber depois de lerem, ok?! Rs

Quanto ao autor, foi o primeiro livro que li de sua autoria e fiquei extremamente satisfeita. Ele é incrível, consegue nos transmitir as sensações dos personagens, além de descrever muito bem os ambientes e as pessoas. Ele me lembrou muito Nicholas Sparks, exceto pela narrativa na primeira pessoa, o que na minha opinião já acrescenta 5 estrelas na classificação.

Quem evitou ler o livro achando que seria uma historinha boba de amor entre adolescentes, vou logo avisando que não é. Eles podem ser muito jovens, mas suas falas são tão inteligentes e tão bem empregadas, que a última coisa que vai passar na sua cabeça é a idade deles. Não é à toa que o livro é um best seller, não é?

Tem um trecho de um texto que eu li sobre o livro, que expressa exatamente o que eu queria passar pra vocês:

"Com ele a gente aprende que a vida pode ser uma montanha russa que só vai pra cima. Que "ok" pode ser uma forma de flertar (nunca mais verei essa palavrinha de outra forma). Que todos nós podemos ser uma granada e que sim, alguns infinitos são maiores que outros (mas não menos especiais)." - Fran Carneiro.

Pra felicidade de todos, "A Culpa é das Estrelas" será adaptado nos cinemas e tem estreia prevista já pra 2014!!! Os atores responsáveis pela interpretação dos nossos queridos personagens serão Shailene Woodley e Ansel Elgort, como mostra a imagem abaixo:


Quem tiver interesse no livro em pdf coloca o e-mail aqui que envio assim que puder.

Espero muito que gostem e se divirtam assim como eu!!!